23 novembro 2010

a greve geral 'pensada alto'

.
  • A greve de 24 de Novembro vai, na prática, alterar alguma coisa nas políticas de austeridade impostas por este governo?
  • Não.
  • Esta greve já vem tarde, devia ser prolongada / ter sido antecedida por paralisações, greves de zelo, sit-ins, greves por tempo indeterminado-por sectores ou por distritos?
  • Vem. Devia.
  • As centrais sindicais que temos, os vários sindicatos que recebem as nossas quotas mensais, têm andado a dormir na sombra? Têm colaborado, com a sua passividade/invisibilidade, para que isto chegasse onde chegou? 
  • Têm. Sem dúvida.
  • Apesar disto, justifica-se fazer esta greve?
  • Absoluta e definitivamente, sim.
  • Porquê?
  • Porque não a fazer é sancionar este estado de coisas, estas políticas. 
  • Porque esta greve (ainda que tardia, ainda que tíbia, ainda que inócua)  é a expressão - possível porque viabilizada  - do nosso descontentamento, da nossa revolta.
  • Porque esta greve é um NÃO dito a milhões de vozes - que não chegarão ao céu, é certo, mas que serão, ainda assim, ensurdecedoras.

*

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem esta greve geral não temos qualquer espécie de alternativa!

Os "mercados", a banca,os especuladores, os fura-fisco,os habitués dos off- shores, que não elegemos, continuarão a mandar e a tratar-nos como "gentinha"...
Os que podemos eleger terão no mínimo, que ter medo de represálias,que poderão ser das mais variadas, consoante a imaginação e o grau de raiva de quem já não os suporta mais!
Nem a eles , nem à sua incompetência, nem à sua demagogia, nem aos seus luxos à ditadorzecos corruptos do 3º mundo...
Percebo que seria melhor ter sindicatos menos "quadrados" e menos controlados por partidos não muito "abertos", para não dizer mais, mas também seria importante ter uma população mais informada, mais politizada e menos dócil e subserviente...
E nem se trata só de escolaridade, mas de consciência democrática,política, humanitária e cívica...
Não faz ainda muito tempo, em que a alguns pseudo-radicais,tanto fazia um governo de esquerda ou de direita, desde que a Lurdes/Sócrates caíssem...
EU FAÇO GREVE!
Não confundo lutar por uma sociedade mais justa e menos desigual, por lutinhas pelo meu umbigo e a minha corporação...
Sei que nesta luta tu estás comigo e estão muitos mais!
Força!
De manif em manif, de greve em greve até serem ELES A TER MEDO DE NÓS!
Força!À imaginação nas formas de luta!
bj
im

Anónimo disse...

Já estou farta de desculpas! Eu faço greve e acho que os que não fazem são todos uns cobardes e egoístas de primeira!!!

Ganho 700EUR por mês, às vezes nem isso, amanhã vou perder 112EUR e não é por causa disso que deixo de fazer!!!!!!!!!!!!!!

Ando há semanas a ter discussões com dezenas de pessoas que ganham três e quatro vezes mais do que eu e... como sempre, a desculpa é o dinheiro ou o "não vale a pena".


SÃO UMAS BESTAS!

O que não vale a pena é discutir com burros, ignorantes e inconscientes que, quando chega à altura de darem a cara ou fazer alguma coisa, arranjam um leque de desculpas patéticas! esta gente tem a fibra moral de um peixe morto! Há uns tempos atrás, TODOS me disseram que faziam greve, maaaas... todos!


Pronto ana......... agora já estou mais calma... precisava deste desabafo e, como sei que me entendes, vai para ti....... :-s

desculpa lá..... beijinhooooooooos e abaixo A COBARDIA de que é feito este país!


ufaaaaa!

uma co-revolucionária

AL disse...

isso mesmo, amigos!
e é, im, os sindicatos mais não são do que a imagem das nêsperas que representam!

e também já estou farta de desculpas esfarrapadas de quem não faz, nunca, a ponta de um corno para mudar seja o que for e depois não pára com lamúrias!

e co-revolucionária, não tens de pedir desculpas! Pelo contrário, eu é que agradeço teres dado voz -preto no branco - àquilo q tb eu sinto!

bjis aos 2