04 março 2010

os ricos que paguem a crise, não?

 recebido por mail:
(...) além da maciça mobilização por parte dos sindicatos, um outro factor deve ter colaborado para encher as ruas (na Grécia, em Espanha) :
foram publicadas novas estatísticas oficiais da União Europeia que aprofundam a percepção de que não é uma crise 'para todos': a pobreza cresce de modo galopante (já atinge 85 milhões de pessoas na 'velha' e rica Europa), enquanto a concentração de riqueza aumenta.

*
a propósito da notícia do Público de ontem, «Grécia reforça medidas de austeridade para combater o défice» :

1.º -  se se derem ao trabalho de ler  (aqui) , verão Portugal ao espelho: 
  • os pacotes de austeridade específicos adoptados pelo governo grego afectam apenas a Função Pública - a 'arraia miúda' entenda-se, que não os gestores/ administradores, muito menos esses outros que fogem à denominação (FP) como o diabo da cruz: ministros e demais secretários e acessores, deputados ('caseiros' e europeus),  directores de empresas públicas .. - na prática, todos aqueles cujos salários são pagos pelo Estado..
  • depois, há o aumento das taxas do IVA -  claro !!- e aí, mais uma vez, o Zé a 'apertar o cinto', e mais furos ele tivesse .. a quem ganha muito, mais cêntimo menos cêntimo .. pouco ou nada afecta, arranjarão sempre maneira de nos ir aos bolsos ..

2.º - a seguir à notícia havia comentários, seleccionei dois (o primeiro sintetiza o essencial desta questão - "o acumular de tanta pouca vergonha" ; o último faz lembrar as inspiradas 'bocas anarcas' de outros tempos..)
.
«A actual classe política completamente dominada pelos interesses dos grandes grupos económicos, os empresários e banqueiros sem escrúpulos em busca de lucro e mais lucro, os mercados bolsistas onde se joga a riqueza que os povos produzem e que constituem o símbolo da pilhagem do povo trabalhador e dos seus fundos de pensão, estão obviamente a provocar o surgimento de uma nova e cruel luta de classes. 
Será o povo trabalhador grego o primeiro a reagir com violência ao acumular de tanta pouca vergonha que este maldito capitalismo selvagem tem engendrado?» - Sem Papas na Língua, Portalegre. 03.03.2010 
.
«tudo falhou: comunismo, capitalismo e tudo o mais entre estes dois pólos. Neste momento só a marijuana nos pode salvar.» - Anónimo, Localidade, País. 03.03.2010 
:-)
a imagem: Zé Povinho
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, Museu Rafael Bordalo Pinheiro
.

Sem comentários: